CloudWare

Formatos de Imagem: Uma Breve Abordagem

Terça, 16 Agosto 2011

Este artigo busca identificar os principais formatos de imagem e compará-los para definir o melhor tipo para cada situação. Os formatos que serão abordados são: TIFF, PNG, JPEG, BMP e GIF.

formatos de imagem

BMP

BMP (ou Bitmap) é um dos formatos de imagem mais simples. Ele é o formato de imagens mais "puro", pois não usa nenhum tipo de compressão e por isso a qualidade de imagem é a melhor possível, mais pelo fato de não usar nenhuma compressão o tamanho do arquivo fica muito grande. Ele não aceita CMYK e o seu suporte a cores é limitado a 1, 4, 8 ou 24 bits.

JPEG

JPEG (Joint Photographic Experts Group) é o tipo de arquivo de imagem mais popular atualmente. A diferença entre este formato comparado ao BMP e o TIFF é que sua compressão de dados causa perda de qualidade. Por exemplo: ao salvar um arquivo no formato JPEG, você pode escolher a taxa de compressão que varia de 0 a 12, quanto maior o valor, menor é a taxa de compressão e, com isso, maior a qualidade (menor a perda de dados da imagem original) e maior o tamanho final do arquivo.

GIF

GIF (Graphics Interchange Format) é um formato muito utilizado na internet, pois utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem e seus arquivos são muito pequenos, facilitando a abertura de paginas da web. Ele trabalha com no máximo 256 cores, dessa forma não é recomendável para figuras que precisam de aproximação ou com boa resolução.

TIFF

O TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de imagem baseado no bitmap. Ele é altamente utilizado, por exemplo, entre os usuários do Macintosh, artistas gráficos e fotógrafos profissionais.

Ele é um formato flexível, aceito em praticamente todos os aplicativos de edição de imagens, oferecendo suporte a CMYK, RGB, escala de cinza, Lab, cor indexada e arquivos de bitmap com canais alfa, também é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e permite que imagens sejam comprimidas usando os métodos LZW, Packbit, Huffman, CCITT, Group III e Group IV.

Uma característica interessante do formato TIFF é a possibilidade de salvar varias páginas em um único arquivo, essa técnica é conhecida como multi-page.

PNG

E por último temos o PNG (Portable Network Graphics) sendo um formato que usa uma compactação ajustável, ou seja, sem perda de qualidade. Foi desenvolvido como uma alternativa para o formato de arquivo GIF, que mesmo sendo bastante compacto não possuía qualidade aceitável na maioria dos documentos.

É usado principalmente para exibir imagens na internet, pois, como suas imagens são muito bem compactadas e sua qualidade é ótima, é possível exibir imagens em 24 bits ou imagens de cores sólidas bastante leves, possibilitando a criação de Web Sites que são carregados rapidamente. Uma característica muito utilizada dele é a possibilidade de retirar o fundo das imagens, deixando-as transparentes, isso é possível graças ao uso do canal alfa que é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel.

Outra utilização do formato PNG é na criação de ícones de alta qualidade. É uma alternativa ao formato ICO usado na plataforma Windows e ao formato ICNS da plataforma Macintosh, permitindo a criação de ícones com tamanho de 256x256, ou seja, cerca de 5 vezes maior que o formato ICO onde seu tamanho máximo é de apenas 48x48.

Esse formato é recomendado pela W3C (World Wide Web Consortium), órgão responsável por desenvolver padrões para WEB.

 

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin