CloudWare

Realidade Aumentada: Uma Breve Introdução

Terça, 16 Agosto 2011

Bem-vindo ao mundo da Realidade Aumentada, onde o real e virtual se unem para criar o inimaginável!

realidade aumentada

Realidade Aumentada é uma nova tecnologia que mistura elementos reais e virtuais, possibilitando maior interação entre homem-máquina. De um modo mais técnico, realidade aumentada pode ser definida como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico (Milgram, 1994).

A Realidade Aumentada também pode ser definida como a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais (Kirner, 2007).

Ela se aplica em todos os sentidos humanos (Azuma, 2001) e proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real (Kirne, 2005). Para que isso aconteça são utilizadas técnicas de Visão Computacional, Computação Gráfica e Realidade Virtual, o que resulta na sobreposição de objetos virtuais com o ambiente real (Milgram, 1994).

A Realidade Aumentada também proporciona ao usuário o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação natural e atrativa com o ambiente (Zhou, 2004).

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin