CloudWare

Multimídia, Hipertexto e Hipermídia

Sexta, 21 Outubro 2011

Conheça a diferença entre esses termos cada vez mais utilizados.

multimidia

Segundo Levy (1999) o termo multimídia significa aquilo que emprega diversos suportes ou diversos veículos de comunicação. Com base nessa afirmação podemos perceber que multimídia é um termo bastante amplo, abrangendo todas áreas de nossas vidas.

Para ser mais claro, os "componentes" que formam o conceito de multimídia são: os sentidos (visão, audição, tato...), meios de comunicação (Televisão, rádio, jornal, internet...), tipos de representação (escrito, vídeo, áudio, imagem, símbolos...). Em resumo: multimídia é a utilização de múltiplos meios para realizar a comunicação.

A multimídia está presente no nosso cotidiano, aonde quer que olhemos podemos ver “recursos” que a compõe como CDs, DVDs, TVs interativas, vídeo games, celulares... Mas a WEB continua sendo o maior meio multimídia porque possibilita a criação, manipulação, armazenamento e busca por conteúdos dos mais variados tipos.

Sobre o hipertexto podemos considerá-lo como uma extensão ao formato de texto tradicional. Trata-se de um texto que podemos visualizar facilmente quando navegamos na internet e possui características únicas como, por exemplo, o aprendizado coletivo, cooperatividade e interatividade.

“As características do hipertexto (modularidade, virtualidade, multimodalidade, interatividade) revolucionaram a escrita e a leitura por causa da virtualidade, palavra que resume as potencialidades e as possibilidades oferecidas pela transformação de texto.” (COSTA, 2005)

Por utilizar um ambiente virtual, o hipertexto possui características únicas e consequentemente, vantagens únicas como, por exemplo, o acesso imediato, e praticamente ilimitado a grandes volumes de informação.

A hipermídia, de acordo com Vicente Gosciola (2004), é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.

Em outras palavras, hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias” como, por exemplo, a internet, jogos, cinema 3D, vídeos interativos, TVs interativa. É praticamente uma “tendência” da tecnologia desenvolver, cada vez mais, novas ferramentas que trazem interatividade e dinamicidade para com o usuário.

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin