CloudWare

Tecnologias Web/Mobile em Crescimento

Terça, 08 Novembro 2011

Conheça algumas tecnologias que estão em alta e que prometem mexer com a Web!

tecnologias-web-mobile-crescimento

Seguindo algumas das mais importantes tendências atuais, referente à Desenvolvimento Web e Web Design, apresentarei certas tecnologias/linguagens que estão crescendo fortemente nos últimos tempos. O foco delas é o desenvolvimento de aplicações Web e Mobile, geralmente Cross-Plataform, utilizando linguagens e técnicas de programação conhecidas e difundidas largamente.

NoSQL Databases

Isso mesmo que você acabou de ler: persistência de dados sem o tradicional SQL. Os Banco de Dados NoSQL são mais uma opção quando falamos de armazenamento de dados, também são uma alternativa aos SGBDs que estamos acostumados a ver (Oracle, MySQL, PosgreSQL).

Eles são extremamente rápidos na hora de armazenar e recuperar dados, também são escaláveis e suportam uma imensa quantidade de informação. Ainda perdem para os bancos de dados relacionais por não serem tão robustos e por estarem em um periodo de “amadurecendo”.

Querem alguns exemplos? Google BigTable, Amazon Dynamo, Apache Cassandra, MongoDB e CouchDB são os mais conhecidos.

WebGL

OpenGL é uma tecnologia Desktop para processamento de gráficos Tridimensionais (3D). O WebGL é a adaptação do OpenGL para a Web. Ele usa o elemento Canvas do HTML5 e é acessado por meio de interfaces DOM (Document Object Model).

Os primeiros passos já foram dados. Esta tecnologia ainda está emergindo na Web e tem tudo para dar certo. Em breve estaremos acessando Web Sites com conteúdos mais expressivos, dinâmicos e únicos!

Atualmente os seguintes navegadores oferecem suporte ao WebGL: Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Apple Safari.

HTML5 and CSS3

Esses dois todos nós conhecemos! São o estandarte de ouro da Web, são eles que trazem vida para as páginas, tornando-as verdadeiras obras de arte. O desenvolvimento/aperfeiçoamento destas duas linguagens foi feito para tornar a Web mais rica, consistente e semântica, além de eliminar a necessidades de uso de plugins proprietários como o Flash e codecs multimídia como o MP3.

O HTML5 (HiperText Markup Language 5) está relacionado à estrutura da página como um todo, utiliza um vasto conjunto de Tags para organizá-la, que por sua vez possuem valores semânticos diferentes. Na sua nova versão (5.0) podemos utilizar Canvas, SGV, Geoprocessamento, integrar áudio e vídeo sem a necessidade de ter plugins instalados, entre muitas outras possibilidades.

Para dar vida às páginas utilizamos o CSS3 (Cascading Style Sheets 3). Ele possui um incrivel set de possibilidades, nos dando controle total sobre a apresentação do conteúdo em páginas Web. Na sua nova versão (3.0) encontramos propriedades como opacity, animation, transition, font-face, entre muitas outras.

JQuery Mobile

Não há dúvidas que o JQuery, famosa pelo lema “write less, do more”, é a biblioteca JavaScript mais utilizada atualmente. O JQuery Mobile é construído com base no JQuery e JQuery UI, o que garante facilidade, flexibilidade, compatibilidade e infinitas possibilidades.

Com o JQuery Mobile temos a possibilidade de desenvolver aplicativos Mobile da mesma forma, ou quase, que desenvolvemos para Web. E o melhor de tudo: Cross-Plataform! O que isso quer dizer? Uma aplicação feita com o JQuery Mobile rodará no Android, iOS, Windows Phone, Symbian, BlackBerry e qualquer outra plataforma que utilize tecnologias Web e suporte HTML5.

Server-Side JavaScript

Quem foi que disse que JavaScript (JS para os mais íntimos) é uma linguagem apenas Client-Side? O JavaScript é um dos “culpados”, no sentido positivo, pelo grande avanço da Web nestes últimos tempos, foi ele quem trouxe a interatividade que a Web precisava (lê-se Ajax e JQuery). O Server-Side JavaScript (SSJS) é uma metodologia que possibilita aos desenvolvedores executar o código do lado do servidor assim como PHP, JSP e ASP.NET.

Alguns exemplos de Server-Side JavaScript: Node.js, Ringo, Apache Sling e Jack.

Hardware-Accelerated Web Browsers

Devemos agradecer bastante a Microsoft por iniciar o desenvolvimento de browsers e aplicações Web que utilizam o processamento local (CPU e GPU) para aumentar a experiência do usuário final. Os navegadores Firefox, Chrome, Opera e Safari também estão investindo pesado nesta tecnologia.

Conclusão

Hoje existem N possibilidades de desenvolvimento para as plataformas Web e Mobile, que nos permite criar aplicações incríveis cada vez mais rápidas e divertidas de programar.

Em breve, nós desenvolvedores e web designers, teremos um set de possibilidades ainda maior com a concretização das tecnologias citadas acima e muitas outras que estão por vir. Cabe a nós escolhermos nossas linguagens, tecnologias e metodologias favoritas e o mais importante de tudo: darmos asas a nossa imaginação!

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin