CloudWare

Ética na Informática

Sexta, 21 Setembro 2012

etica-informatica

Seja qual for a nossa profissão devemos ter uma conduta correta perante a sociedade em que vivemos. Esta conduta, ou ações, descreve o tipo de pessoa que somos (ou aparentamos ser).

A ética, segundo o filosofo inglês Bertrand Russel, é subjetiva e é a expressão dos desejos de um grupo que compartilha um mesmo espaço. A ética é formada por um conjunto de regras impostas pela sociedade. Diferentes culturas possuem diferentes códigos de éticas, tornando necessária a readaptação do individuo caso ele mude de ambiente.

A ética na informática, assim como em qualquer outra área, é um assunto cada vez mais debatido. Com a constante evolução tecnológica novos paradigmas surgem a cada dia, criando novas discursões sobre o que é certo e errado.

Questões como falta de privacidade na internet, namoro virtual, ataques de hackers, pirataria e direitos de propriedade intelectual são assuntos relativamente novos que estão sendo debatidos pela sociedade a fim de chegarem a um denominador comum.

Cada um de nós, tanto profissionalmente quanto pessoalmente falando, deve ser justo para com o próximo e ter bom senso. Precisamos fazer nossa parte para que o bem coletivo seja alcançado. Deixar nossas diferenças e ganâncias de lado são apenas algumas das coisas que podemos fazer para praticar a ética e valorizar nossa profissão.

Mesmo que ainda não haja um Conselho de Informática ou um Código de Ética regulamntado nada nos impede de agir corretamente, seguindo o código de ética “genérico” imposto para toda a sociedade.

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin