CloudWare

A Sociedade da Informação

Sexta, 21 Setembro 2012

sociedade-informacao

Nas últimas duas décadas o mundo acompanhou o crescimento desenfreado da internet, o meio de comunicação mais utilizando em todo o planeta. Não só a internet mais os outros avanços tecnológicos estão transformando a sociedade na qual vivemos. Em todas as áreas, seja na economia, na educação ou na comunicação, por exemplo, a tecnologia está presente fornecendo ferramentas que trazem novas possibilidades e facilitam a realização das mais variadas tarefas.

A sociedade da informação pode ser considerada como uma nova era, onde a tecnologia esta presente cada vez mais em nossas vidas, tornando-as mais práticas e eficientes. As soluções tecnológicas destacam-se pela sua multidisciplinaridade, estando presentes nas mais diversas áreas como medicina, automação industrial, telecomunicação, esportes e qualquer outra área que necessite de precisão e rapidez.

A Convergência Tecnológica é outro fator presente na sociedade da informação. A capacidade que a tecnologia tem de unir o real com o virtual, aproximar as pessoas e fomentar o uso da imaginação e criatividade a tornam uma poderosa ferramenta capaz de levar o homem aonde ele nunca chegou.

Em cada país a sociedade da informação está sendo moldada e construída de diferentes formas, com velocidade e objetivos diferentes. Nesta última década acompanhamos um rápido crescimento no setor tecnológico no Brasil, crescimento este que está dando ao Brasil uma posição de destaque e respeito diante de outros países considerados tecnologicamente mais evoluídos.

O povo brasileiro é conhecido pela sua criatividade, curiosidade e iniciativa, três fatores importantes que vem contribuindo para o crescimento em diversas áreas da tecnologia. Analise e desenvolvimento de sistemas, gerencia de grandes corporações e pesquisas nos campos da biomedicina e nanotecnologia são apenas algumas das áreas que os brasileiros vêm participando cada vez mais ativamente.
Para se alcançar a sociedade da informação, é necessário que haja cooperação entre o governo e os cidadãos, mais do que isso é preciso haver comprometimento de nossa parte, a fim de aperfeiçoar a sociedade em que vivemos.

Muitos são os riscos e desafios encontrados nesta árdua busca por uma sociedade informatizada e organizada, é assim para todos os países. Querendo ou não, todos os países marcham rumo à sociedade da informação, visto que este novo modelo de sociedade já está tomando forma e conquistando seu espaço.

São diversas as oportunidades que acompanham a sociedade da informação, os países as exploram de diferentes formas, adaptando-as para o seu ambiente e criando novas variações.

Dentre estas novas oportunidades encontram-se novos mercados que demandam de uma mão-de-obra mais capacitada e especifica. O conhecimento vale mais do que tudo, aquele que o possuir e souber usá-lo obterá vantagem frente a seus concorrentes. Educação de qualidade, cursos técnicos e incentivos como bolsas e prêmios são algumas das formas que ajudam o país a ter uma população intelectualmente saudável e apta para a sociedade da informação.

Comércio eletrônico (e-commerce) e negócios eletrônicos (e-business) são palavras-chave quando nos referimos a uma sociedade informatizada. Estas duas modalidades apresentam taxas de crescimento altíssimas, elas estão ampliando e diversificando o mercado. A relação empresa-consumidor (B2C) e empresa-empresa (B2B) também estão sendo afetada positivamente, graças às novas modalidades de negócios e comércio.

Empreendedorismo é outro assunto bastante presente e atuante na sociedade da informação. Inovação, capital intelectual e inteligência coletiva são termos cada vez mais utilizados para expressar o poder do empreendimento. Um país que possui empreendedores de qualidade é um país forte e bem sucedido, pois, ter pessoas com iniciativa, criatividade e desejo de vencer fazem qualquer país crescer consideravelmente.

No Brasil, o mercado de TI está em contínua expansão, principalmente no setor de desenvolvimento de softwares. Existem as plataformas desktop, web e mobile, cada uma possui suas próprias características e públicos diferenciados. Pelo fato do mercado estar em constante crescimento, muitas empresas de TI estão surgindo, atuando em áreas como prestação de serviços, soluções de software ou hardware.

O Brasil é líder no mercado de comércio eletrônico na América Latina. Este resultado mostra como o mercado brasileiro vem se adaptando bem as novas mudanças e tendências globais. Não só no e-commerce mais outras modalidades que fazem parte da sociedade da informação também estão conquistando seu espaço. O mercado brasileiro, e dos demais países, estão abertos para soluções inovadoras, sustentáveis e acessíveis, que facilitem a vida das pessoas, aumentem a lucratividade dos negócios e contribuam para a preservação do meio-ambiente.

Como foi dito, são diversas as oportunidades nesta nova sociedade, mas para que elas sejam aproveitas é preciso que a população esteja capacitada para não se tornarem “info-excluídos”. É preciso que haja a universalização da informação e dos serviços. A inclusão digital, ou alfabetização digital, proporciona a aquisição das habilidades básicas para que o indivíduo esteja apto para utilizar o computador e a internet. Mais do que estar capacitado é preciso que o indivíduo seja um agente ativo na sociedade da informação, participando e contribuindo para o bem comunitário, utilizando as mídias com responsabilidade e senso de cidadania.

É papel do Estado facilitar o acesso aos meios digitais, principalmente para os segmentos sociais menos favorecidos, e induzir o setor privado a se envolver nesta causa. O nível de alfabetização digital no Brasil ainda é muito baixo. Na maioria dos casos, o cidadão que deseja adquirir conhecimentos básicos em informática precisa recorrer a cursos pagos com resultados nem sempre satisfatórios.

Para o que o progresso tecnológico ocorra cada vez mais rápido e seja cada vez mais efetivo no Brasil é preciso que o acesso a hardware (PCs, notebooks, smartphones) e a internet de qualidade seja viável para toda a população. Incentivos fiscais e novas leis que estimulem empreendedores a abrir novas empresas no setor tecnológico também são necessários. Educação de base que estimule a criatividade e inovação, fornecendo informação de qualidade e mantendo os alunos em contato direto com as tecnologias são fatores que irão criar cidadãos mais aptos a viver na sociedade da informação.

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin