CloudWare

Reflexões sobre a Web Semântica

Sexta, 21 Setembro 2012

web-semantica

Conhecimento. O homem sempre buscou o conhecimento, desde o princípio havia a necessidade de aprender, criar e inovar. Atualmente vivenciamos a constante evolução da Tecnologia da Informação (TI), uma expansão omnidirecional que está reinventando o conhecimento e nossa forma de pensar. Com o passar do tempo, chegamos cada vez mais perto de conseguir a comunicação ideal entre o homem e a máquina, o físico e o virtual. Esta união irá beneficiar grandemente a humanidade.

O avanço tecnológico não cessa, pelo contrário, está acontecendo cada vez mais rápido. A internet, mais precisamente a Web Semântica, é um ótimo exemplo da evolução tecnológica.

Há cerca de 20 anos a Internet passou a ser mais acessível à população, deixando de ser restrita somente ao governo e universidades. Quando a Web começou a se espalhar lentamente pelo mundo, o conteúdo era escasso, as páginas eram estáticas e bastante limitadas quanto a recursos e estilização. O HTML (HyperText Markup Language) era, de certa forma, a linguagem predominante na época. Esta “primeira versão” da Internet foi conhecida como Web 1.0.

No inicio do século XXI houve um upgrade na Web, onde esta passou a ser usada massivamente em todo o mundo. Graças a uma rápida e constante inclusão digital, a Web deixou de ser uma simples tecnologia usada por poucos e passou a ser uma poderosa ferramenta que tornou o mundo verdadeiramente globalizado, permitindo uma comunicação quase que em tempo real em todo o planeta. É neste cenário que nasce a Web 2.0, onde o estático e limitado passa a ser dinâmico, interativo e completo. Com a Web 2.0 a troca de informações, conhecimentos e experiências acontece de forma muito fácil e rápida, isso possibilitou o surgimento de novas modalidades de ensino e aprendizagem como o e-learning, cursos EAD, fóruns entre outros.

A Web está passando novamente por uma evolução, por muitos considerada inevitável e necessária. A Web Semântica é o próximo passo nesta constante evolução tecnológica. Como toda evolução, mudanças acontecem, geralmente sempre trazem pontos positivos e negativos. Pelo fato da Web Semântica ainda ser um conceito em formação, com várias especulações e repercussões no meio acadêmico, apenas podemos tentar prever seus impactos no meio tecnológico.

A Web Semântica, também conhecida como MetaWeb, Web 3.0 ou ainda WS, é o próximo upgrade da Internet. O objetivo maior da Web Semântica é tornar toda a informação, localizada em qualquer lugar da Internet, acessível e entendível, tanto para os humanos quanto para as máquinas.

Resumidamente, a Web Semântica é um conjunto de tecnologias que juntas conseguirão resolver diversos problemas existentes na Web 2.0, além de trazer novas possibilidades à medida que for se expandindo e evoluindo.

A Web Semântica é a Web da informação, seu objetivo é estender a Web atual e organizar seu conteúdo utilizando agentes inteligentes, permitindo que computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador.

Ao invés de pensar na informação para os humanos, a ideia é pensar na máquina, ou seja, inverter os papéis, tornando as máquinas mais inteligentes, permitindo-as tomar decisões e facilitar nossas vidas de uma maneira transparente.

E quais problemas são esses que a Web Semântica procura solucionar? A Internet se desenvolveu mais rapidamente como um meio para troca de documentos entre pessoas, em vez de um meio que fomentasse a troca de informações que pudessem ser processadas automaticamente. Como consequência disso, as maquinas não são capazes de entender o conteúdo disponível na Internet da mesma forma que nós entendemos. Atualmente os computadores servem apenas para direcionar e entregar as informações, não tendo conhecimento do conteúdo das páginas. Ou seja, hoje temos uma Web de documentos e não de informações.

Um exemplo clássico onde a Web Semântica pode ser aplicada é na criação dos Motores de Busca Semânticos. Atualmente os sites de busca (Google, Yahoo Search, Bing...), genericamente falando, baseiam os resultados de suas buscas em palavras-chave, onde as páginas com maior relevância ficam nas primeiras posições, ou seja, quanto mais ocorrência destas palavras-chave houver nas páginas elas são, por definição, mais relevantes. Um Motor de Busca Semântico vai mais além, buscando não por palavras-chave, mas sim analisando o conteúdo semântico da sentença informada e comparando com outros conteúdos semânticos que já foram indexados. Esse tipo de busca será muito mais preciso, confiável e relevante. A busca semântica será um grande desafio e só poderá ser utilizada adequadamente quando boa parte da informação que temos hoje disponível na Internet for “semanticamente” indexada.

Um dos muitos papeis da Web Semântica será auxiliar os usuários de Internet a tomar decisões mais conscientes, precisas e seguras. O processo decisório faz parte de nossas vidas, ele pressupõe opções, escolhas nem sempre fáceis de fazer, onde há perdas e ganhos, conflitos de valores e dúvidas a respeito de qual decisão é a melhor naquele momento.

Durante o dia-a-dia de uma pessoa qualquer, ela se depara com diversas situações onde é preciso tomar decisões, fazer escolhas como, por exemplo, escolher qual agência de viajem possui as melhores promoções para certa região, qual o melhor período para viajar para este local, onde encontrar hotéis, restaurantes e pontos de lazer naquele lugar que mais combinem com seu perfil e necessidades.

Existem N opções para escolher, qual delas é a melhor? Em certas situações a tecnologia pode nos ajudar a filtrar estas opções, diminuindo a quantidade de opções, pode também prover informações (gráficos, relatórios, comparativos...) que nos auxiliem a tomar a melhor decisão ou ainda pode tomar decisões por conta própria, com base no conhecimento que já possui. Acabamos de falar sobre aplicações inteligentes, que utilizam Inteligência Artificial (IA) para tomar decisões e automatizar tarefas.

A Web Semântica, aliada a Inteligência Artificial, possuirá um papel fundamental no futuro da tecnologia. Grandes avanços estão por vir, avanços estes que beneficiarão a humanidade direta ou indiretamente. A interação homem-máquina será bastante natural, a forma como navegamos na internet será positivamente afetada, a Rede Mundial de Computadores (WWW) estará mais organizada, rápida e inteligente.

A Web Semântica é composta por uma série de tecnologias inter-relacionadas, e para que a mesma seja concretizada será necessário o planejamento de um ambiente adequado, onde tais tecnologias estejam desenvolvidas, aplicadas e padronizadas de modo integral. Dentre estas tecnologias podemos destacar o HTML5, Web Services Semânticos, Ontologias e Agentes Inteligentes.

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin