CloudWare

cafelog-coffee

HTML5 e SEO

Quinta, 18 Agosto 2011

Conheça algumas tags que o HTML5 trás consigo que permitem tornar os sites mais semânticos e "amigáveis" aos motores de busca.

html5 seo

O HTML5 ainda nem está 100% concluído mas já podemos ver a Web tomando novos rumos e melhorando cada vez mais. Em relação a SEO (Search Engine Optimization) isso não é diferente, os mecanismos de busca puderam usufruir de algumas tags nova que o HTML5 trás consigo.

De forma simplificada, SEO é um conjunto de técnicas usadas para tornar os sites mais "amigáveis" aos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo Search. Em uma outra oportunidade estarei falando sobre este incrível assunto que já é obrigatório em qualquer site.

Observe como a maioria dos sites são estruturados atualmente (Utilizando HTML 4.1 ou XHTML 1.0):

html5 seo 1

Reparou como a tag div é amplamente usada por nós para dar mais semântica ao código? Só que tem um pequeno problema: nós, humanos, conseguimos entender que a div class="header" serve, por exemplo, para mostrar um cabeçalho ou um logo, mais e os motores de busca com seus robots? Será que eles também conseguem perceber isso?

Até agora, com a atual versão do HTML (4.1) não existe nenhuma convensão a ser usada para resolver este problema. As div cumprem muito bem o seu papel, mais são genéricas e não trazem semântica ao código, impedindo os motores de busca fazerem uma indexação mais efetiva.

Com o HTML5 este problema está resolvido! Ele trás consigo as tags header, footer, section, aside, nav e article que tornam o código mais "legível" aos mecanismos de busca, permitindo que a indexação seja mais inteligente e efetiva.

O uso destas tags não diferem nenhum pouco do que foi feito na imagem de exemplo citada acima. Pelo contrário, a coisa se tornou mais simples e clara para nós! Observe como a estrutura deve ser feita usando HTML5:

html5 seo 2

Alguma grande diferença para nós? Não, certo? Mais acredite, nos "bastidores da Web" isso faz uma enorme diferença. Devemos usar este set de tags ao nosso favor e contribuir para uma Web mais semântica!

Vocâ ainda não começou a estudar HTML5? Acha que ainda está cedo para aprender esta incrível linguagem? Pois saiba que o momento certo é esse! Não fique para trás, pelo contrário: Seja um dos pioneiros nessa linguagem antes mesmo de estar 100% conclúda!

 

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin