CloudWare

cafelog-coffee

HTML5: Estrutura Básica

Quinta, 18 Agosto 2011

Conheça a nova estrutura básica das páginas em HTML5.

html5

Pouca coisa mudou entre a estrutura básica (meta, doctype, charset...) das páginas em HTML5 se comparado as páginas em HTML 4.1 e XHTML 1.0. Vamos as mudanças:

Doctype

O Doctype deve ser a primeira linha de código do documento antes da tag HTML. O Doctype do HTML5 é bem "enxuto". Observe:

<!DOCTYPE HTML>

O Doctype indica para o navegador qual a especificação de código a ser utilizado. Em versões anteriores, era necessário referenciar o DTD diretamente no código do Doctype. Com o HTML5, a referência por qual DTD utilizar é responsabilidade do Browser.

O Doctype não é uma tag do HTML, mas sim uma instrução para que o browser tenha informações sobre qual versão de código a marcação foi escrita.

O elemento HTML

O elemento raiz de uma página HTML é a própria tag HTML. Para declará-la precisamos apenas informar o atributo lang, que é referente a lingua de origem no qual o site está sendo exibindo.

<html lang=”pt-br”>

O atributo lang não é restrito ao elemento HTML, ele pode ser utilizado em qualquer outro elemento para indicar o idioma do texto representado. Para encontrar a listagem de códigos das linguagens, acesse: Choosing Language Tags.

HEAD

A Tag head é onde fica toda a parte "inteligente" da página. Nele você encontra os metadados, scripts e estilos que dão vida ao site.

Metatag Charset

A Web é acessada por pessoas do mundo inteiro. Ter um sistema ou um site que limite o acesso e pessoas de outros países é algo que vai contra a tradição e os ideais da internet. Por isso, foi criado uma tabela que suprisse essas necessidades, essa tabela se chama Unicode. A tabela Unicode suporta algo em torno de um milhão de caracteres. Ao invés de cada região ter sua tabela de caracteres, é muito mais sensato haver uma tabela padrão com o maior número de caracteres possível.

Atualmente a maioria dos sistemas e browsers utilizados por usuários suportam plenamente Unicode. Por isso, fazendo seu sistema Unicode você garante que ele será bem visualizado aqui, na China ou em qualquer outro lugar do mundo.

Em resumo, o que o Unicode faz é fornecer um único número para cada caractere, não importa a plataforma, nem o programa, nem a língua.

Atualmente com o HTML 4.1 fazemos assim:

<meta http-equiv=”Content-Type” content=”text/html; charset=utf-8”>

Com o HTML5 passamos a fazer assim:

<meta charset=”utf-8”>

Estrutura Completa

Então a estrutura básica de uma página HTML5 ficará assim:

<!DOCTYPE HTML>
<html lang=”pt-br”>
    <head>
       <title></title>
       <meta charset=”UTF-8”>
    </head>
    <body>
    </body>
</html>

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

Sobre Mim

sobre-foto-2Adriel Café é Web Master e Desenvolvedor Java. Ele incentiva o uso/estudo de Web Standards, Java e Android.

Saiba Mais

Encontre-me

facebook linkedin