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POJO: Encapsulando as Classes

Quinta, 18 Agosto 2011

Conheça o Plain Old Java Objects!

java

Conhece a técnica de Encapsulamento de classes no paradigma da Orientação a Objetos? Caso não conheça em breve estarei abordando este assunto mais profundamente. Mais o que você precisa saber é o seguinte: Encapsulamento significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações.

POJO significa Plain Old Java Objects, a tradução mais próxima para o português seria: O Simples e Velho Objeto Java. Seu objetivo é criar classes o mais simples possível, seguindo um padrão já definido, que tornam suas instâncias "genéricas" para todo o programa e diversos FrameWorks que se beneficiam desta técnica.

Uma classe POJO segue definições rígidas de estrutura:

  • Construtor sem argumentos;
  • Propriedades com seus métodos getters e setters definidos;
  • Nada mais do que isso Yell.

Vamos a um exemplo. Criaremos uma classe que segue o padrão informado acima:

public class Usuario {
 private int ID;
 private String usr;
 private String pwd;
public Usuario() {
 
 }
// GETTERS
 public int getID() {
 return ID;
 }
public String getUsr() {
 return usr;
 }
public String getPwd() {
 return pwd;
 }
 
 // SETTERS
 public void setID(int ID) {
 this.ID = ID;
 }
public void setUsr(String usr) {
 this.usr = usr;
 }
public void setPwd(String pwd) {
 this.pwd = pwd;
 }
}

Como você deve ter observado, criamos a classe Usuario, com as propriedades ID, usr e pwd com o modificador de acesso private. Logo após declaramos o método construtor mais não passamos nenhum argumento e não realizamos nenhuma operação com as propriedades declaradas. Depois definimos os métodos getters e setters que nos permitem atribuir e pegar os valores das propriedades.

O próximo passo é declarar, na classe principal, dois objetos da classe Usuario: usr1 e usr2. No método construtor da classe principal iremos instânciar estes objetos e logo em seguida chamar os métodos GetUsuarios() e SetUsuarios() que criaremos logo em seguida.

public class Main {
    private Usuario usr1;
    private Usuario usr2;
    public Main() {
        usr1 = new Usuario();
        usr2 = new Usuario();
        
        SetUsuarios();
        GetUsuarios();
    }
    
    public static void main (String args[]){
        new Main();
    }
}

Agora implementaremos os dois métodos: SetUsuarios() e GetUsuarios() onde iremos, respectivamente, atribuir os valores e pegar os valores das propriedades que se encontram nos objetos que iremos criar agora.

private void SetUsuarios(){
 usr1.setID(1);
 usr1.setUsr("Usuario 1");
 usr1.setPwd("123");
 
 usr2.setID(2);
 usr2.setUsr("Usuario 2");
 usr2.setPwd("456");
}
 
private void GetUsuarios(){
 System.out.println(
 "ID: "+usr1.getID()+
 "\nUsuario: "+usr1.getUsr()+
 "\nSenha: "+usr1.getPwd()
 );
 
 System.out.println();
 
 System.out.println(
 "ID: "+usr2.getID()+
 "\nUsuario: "+usr2.getUsr()+
 "\nSenha: "+usr2.getPwd()
 );
}

O que acabamos de fazer aqui foi definir os valores das propriedade ID, usr e pwd nos objetos usr1 e usr2.

Estes objetos são instâncias da mesna classe, Usuario, então possuem as mesma propriedades e caracteristicas, mais ainda assim são independentes um do outro.

Se compilar-mos e o executar-mos teremos o seguinte resultado:

pojo 1

 

Android

Java

Hibernate

Joomla!

CSS3

HTML5

Saia na Frente

html5 css3

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